enoturismo-piemonte

PIEMONTE: O ENCONTRO PERFEITO DA NATUREZA COM VINHO

Conhecida por suas riquezas naturais e vinhos mundialmente reconhecidos, Piemonte é uma das regiões mais prestigiadas da Itália. Ao noroeste do país, fazendo fronteira com a França e Suíça, a região tem Turim como a sua capital, que já foi lar da realeza italiana, e é famosa por sua arquitetura elegante, com palácios reais, igrejas barrocas e vasto boulevards.
Sendo uma das regiões mais tradicionais da Itália, Piemonte é conceituada um paraíso para os amantes de vinho. Tem reconhecimento por seus vinhos tintos, mais especificamente pelo Barolo e Barbaresco, que são produzidos a partir da famosa Uva Nebbiolo, sendo considerados uns dos melhores vinhos da Itália. Além dos vinhos tintos, a região faz espetaculares vinhos brancos, como o Moscato d´Asti, um vinho espumante doce e aromático.

Além da sua rica cultura, a pequena região oferece uma variedade de lugares para visitar.

AS FAMOSAS TRUFAS DE PIEMONTE

Piemonte é amplamente reconhecida por sua gastronomia refinada. A produção de trufas, principalmente a trufa branca, é altamente valorizada. Por seu intenso aroma e sabor terroso, é o principal ingrediente utilizado na culinária piemontesa para dar um toque especial aos pratos.
Quando o assunto é harmonização, principalmente de vinho com trufas, recomendamos o restaurante Guido da Costigliole. Localizado em Costigliole d’Asti, o restaurante é reconhecido por seus pratos exclusivos e inovadores, destacando o verdadeiro sabor das trufas de forma sutil e deliciosa. É um lugar perfeito para fazer uma harmonização de tinto com trufas.

ASTI 

Asti é uma cidade também localizada na região do Piemonte, no noroeste da Itália. É conhecida por seu vinho espumante, o famoso Asti Spumante, e também por sua história e bela arquitetura. Uma das principais atrações de Asti é a Piazza Alfieri, a praça principal da cidade. Ela é cercada por belos edifícios históricos, como a Torre Troyana, uma torre medieval que oferece vistas panorâmicas incríveis da cidade.

 

A VINÍCOLA GIOVANNI ROSSO

Localizada na comuna de Serralunga d’Alba, na região de Barolo, a vinícola é conhecida por seus vinhos de alta qualidade, especialmente o renomado Barolo. 

Ao visitar a vinícola, você terá a oportunidade de explorar as instalações e aprender sobre o processo de produção dos famosos vinhos do produtor. Durante a visita, é comum realizar uma degustação dos vinhos, onde você poderá apreciar a complexidade e a elegância dos rótulos de Giovanni Rosso.

Essas são apenas algumas sugestões de lugares para você visitar a famosa região de Piemonte. Ao visitar, aproveite a oportunidade para explorar e descobrir novos lugares que possam surpreender sua experiência na terra do Barolo.

Total
0
Shares

Comentários 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Pinot Noir: a uva rainha da Borgonha
Uva Pinot Noir

Pinot Noir: a uva rainha da Borgonha

Saiba tudo sobre essa uva que entrega alguns dos vinhos mais elegantes do mundo

Próximo
O RESGATE AO TERROIR EM BORDEAUX
Bordeaux

O RESGATE AO TERROIR EM BORDEAUX

Você quer saber mais sobre uma das regiões de vinho mais nobres e clássicas do

Você também pode gostar