Uva Nebbiolo

Nebbiolo – a uva tinta rainha do Piemonte

Será que você conhece as características dessa cepa?

Conhecida por sua capacidade de produzir vinhos de guarda, a Nebbiolo é a uva tinta mais refinada da Itália. Seus vinhos podem ser rústicos, com taninos e acidez marcadas, mas ao mesmo tempo apresentam elegância e potência únicos.

O que esperar de vinhos feitos com a Nebbiolo?

Aspectos aromáticos

Aromas naturais da uva: cereja vermelha, rosas vermelhas e cogumelo

Aromas do processo de fermentação: especiarias 

Aromas do envelhecimento: couro, folha seca, alcatrão

Estrutura

Tanino: alto

Acidez: alta

Corpo: médio a alto

Origem e características da uva Nebbiolo

Pouco se sabe sobre a origem da uva Nebbiolo, mas suas primeiras menções datam do século 13, cerca de 100 anos antes de menções da cepa Pinot Noir, por exemplo.

No vinhedo,

a Nebbiolo é uma casta difícil de ser cultivada.

Ela precisa de solos com excelente drenagem e longos períodos de sol durante a fase de maturação, visto que a Nebbiolo é uma uva de maturação mais lenta.

Uma curiosidade sobre essa uva é que o nome Nebbiolo vem de nebbia, que significa névoa. Existem duas teorias para esse nome. A primeira está relacionada às nèvoas muito comumente encontradas na região do Piemonte. Já a segunda, é que a própria uva tem uma espécie de camada branca, em volta da pele, e que aparece durante o período de colheita.

Quando o assunto é passagem em barricas, a Nebbiolo beneficia-se desse processo. Isso porque, o estágio em madeira pode amaciar os taninos da uva, contribuir com mais corpo e complexidade ao vinho. É bastante comum, entre produtores mais conservadores, o uso dos famosos botti. Botti são barricas que podem variar de 1.000 a 20.000 litros cada. Nesse caso, o vinho ganha mais complexidade pela ação do oxigênio e menos sobre a influência da madeira.

Uva Nebbiolo

 

CURIOSIDADE


A Nebbiolo, assim como outras uvas conhecidas, possui diferentes nomes dependendo da região onde é plantada. Por exemplo, em Valtellina, na Lombardia, ela é chamada de Chiavennasca. Já em Ghemme e Gattinara, no Piemonte, ela é conhecida como Spanna. Por fim, no Vale d´Aosta, a Nebbiolo é chamada de Picoutener.

Onde podemos encontrar a Nebbiolo no mundo?

A Nebbiolo é uma uva, digamos, pouco viajada. Rainha do Piemonte, como já comentamos aqui, ela aparece um pouco em outras regiões do noroeste da Itália.

Mas, além do país da bota, a Nebbiolo é raramente vista em outros países.

Um destaque vale para o México, por incrível que pareça. Os mexicanos têm domado essa uva e produzido vinhos de qualidade com a Nebbiolo. Pena que são pouco exportados.

O que harmonizar com os vinhos feitos com a Nebbiolo?

No Piemonte é muito comum a harmonização de vinhos feitos com a Nebbiolo com carne de javali. Sabemos que no Brasil não é fácil encontrar essa proteína mas, existem opções igualmente deliciosas e mais acessíveis.

Pense em charcutaria, queijos maduros e pratos que tenham cogumelo em sua receita.

Mesa de charcuterie

 

A Cellar orgulha-se da sua seleção de vinhos e não poderíamos deixar de trazer alguns dos melhores vinhos feitos com a Nebbiolo. Acesse agora mesmo o App ou site da Cellar, através desse link, para conferir os rótulos disponíveis. E depois volte aqui para contar o que achou.

Total
0
Shares

Comentários 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
O que saber sobre Beaujolais?
Beaujolais

O que saber sobre Beaujolais?

Uma das regiões mais queridas pelos profissionais do vinho   Ela está na

Próximo
Aprenda mais sobre a uva Chardonnay
Uva Chardonnay

Aprenda mais sobre a uva Chardonnay

A uva branca que mais se adapta aos diferentes terroirs Já foi dito que a uva

Você também pode gostar