CÔTE CHALONNAISE

O TESOURO ESCONDIDO DA BORGONHA: CÔTE CHALONNAISE

A Borgonha é uma das regiões mais queridas pelos apaixonados por vinhos. Conhecida mundialmente por seus vinhos excepcionais e sua rica herança cultural. A região é dividida em cinco principais sub-regiões vinícolas, cada uma com suas próprias características distintas e estilos de vinhos. Sendo elas: Côte- d´Or, Maconnais, Chablis e Côte Chalonnaise.

A região Côte- d’Or, é conhecida por seus vinhedos Grand Cru, e pelos vinhos mais famosos e caros da Borgonha. Uma das sub-regiões menos conhecidas, mas igualmente encantadoras, é a Côte Chalonnaise, é uma continuação de Cotê d’Or. Apesar de ser vizinha de uma das regiões mais conhecidas da Borgonha, a pequena região possui vinhos de alta qualidade e com um ótimo custo beneficio, porém não possui vinhedos Grand Cru.

Localizada ao sul da Borgonha, a Cotê Chalonnaise abrange uma série de vilas e vinícolas, cercadas por colinas cobertas de vinhedos. Essa região é reconhecida pela produção de vinhos tintos e brancos de alta qualidade, que podem disputar com os prestigiados vinhos da vizinha Côte d’Or.

A Cotê Chalonnaise é composta por cinco principais comunas vinícolas: Mercurey, Givry, Montagny, Rully e Bouzeron. Cada uma dessas vilas possui sua própria personalidade e características únicas.

MERCUREY

Os vinhos tintos produzidos em Mercurey são robustos e encorpados. A comuna é marcada por colinas suaves cobertas de vinhedos, onde a uva Pinot Noir é a variedade dominante. A combinação do solo argiloso e calcário, juntamente com um clima continental moderado, cria condições favoráveis para o cultivo dessa uva nobre.

Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Raquillet

GIVRY

Já em Givry, os vinhos são mais elegantes e sutis. Elaborados principalmente com a uva Chardonnay, estes vinhos apresentam aromas frutados delicados. São vinhos brancos elegantes, com uma acidez refrescante e uma mineralidade sutil.

MONTAGNY

Montagny é conhecida por seus vinhos brancos frescos e vivos. A região de Montagny possui vários terroirs distintos, que contribuem para a diversidade e complexidade dos vinhos produzidos. Os vinhedos estão localizados em diferentes altitudes e solos, o que influencia as características dos vinhos.

Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Jean-Marc Boillot

RULLY

Rully produz uma ampla variedade de tintos e brancos de alta qualidade. A região é caracterizada por colinas suaves e vinhedos que se estendem até as encostas. Tanto as uvas Pinot Noir para os tintos quanto a uva Chardonnay para os brancos são cultivadas em Rully.

Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Saint-Jacques

BOUZERON

Famosa por seus vinhos brancos feitos exclusivamente da uva Aligoté. Os vinhos de Bouzeron são reconhecidos por sua acidez vibrante, corpo leve a médio e aromas cítricos e florais. Eles apresentam uma cor amarelo palha brilhante e uma mineralidade distinta, que reflete o terroir da região.

Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Gouffier

CURIOSIDADES SOBRE A REGIÃO

Além das vinícolas e dos vinhos excepcionais, a Cotê Chalonnaise oferece paisagens deslumbrantes e uma rica herança cultural. As colinas suaves cobertas de vinhedos proporcionam cenários deslumbrantes, e muitas trilhas e estradas rurais convidam a caminhadas e passeios de bicicleta. Ao longo dessas trilhas, você pode explorar vilarejos charmosos, castelos medievais, igrejas românicas e outras relíquias históricas.

Uma visita à Cotê Chalonnaise não estaria completa sem explorar suas adegas e degustar os vinhos locais. Muitas vinícolas da região estão abertas para visitantes, oferecendo visitas guiadas e degustações. Essas experiências proporcionam uma oportunidade única de aprender sobre a produção de vinho, conhecer os produtores locais e saborear vinhos premiados.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Pandolfi Price: 20 anos de amor ao sul do Chile
Enzo Pandolfi

Pandolfi Price: 20 anos de amor ao sul do Chile

Com rótulos elaborados de forma sustentável no sul do Chile, a família Pandolfi

Próximo
Egon Müller: O maior produtor de Riesling do mundo

Egon Müller: O maior produtor de Riesling do mundo

Egon Müller é, sem dúvida, um dos produtores mais renomados não só na Alemanha,

Você também pode gostar