Ponte Valentré, Cahors

Na casa da Malbec: o que fazer em Cahors

Dicas para aproveitar uma viagem por essa sub-região do Sudoeste francês

Estamos falando da região que é a casa da uva Malbec. Cahors entregou para o mundo uma das uvas mais amadas entre os bebedores de vinho. Mas, o local também proporciona uma experiência incrível com belezas naturais e boa gastronomia.

Paisagens inigualáveis

Cahors é uma cidade medieval localizada em uma curva do Rio Lot, repleta de fontes frescas, penhascos de calcário e locais reconhecidos como Patrimônio da UNESCO, como é o caso da Ponte Valentré.

Essa incrível ponte é a única em todo o mundo a possuir três torres, e parece saída de um verdadeiro conto de fadas.

Ponte Valentré, Cahors
Ponte Valentré, Cahors

Outra visita imperdível é a Catedral de Sainte-Étiennes. Essa Catedral de estilo gótico tem duas cúpulas de estilo bizantino e alguns vitrais de cair o queixo. Após a visita à Catedral, não deixe de passar no Farmer´s Market para comprar produtos locais.

A gastronomia de Cahors

Uma das coisas mais gostosas de ser fazer em Cahors é andar pelas ruazinhas medievais e entrar nos restaurantes locais. Mas, não deixe de provar um dos queijos mais interessantes da França e que é produzido na região.

O queijo Rocamadour é um queijo pequeno e muito macio feito com leite cru de cabra. Ele amadurece por cerca de 15 dias, mas pode ser deixado amadurecer por mais alguns meses para obter um sabor mais acentuado.

A origem da uva Malbec

A uva Malbec tem origem na região de Cahors e por aqui, essa cepa era conhecida por produzir vinhos negros. Isso porque a intensidade de cor dos vinhos elaborados com essa uva era demasiadamente intensa.

Ademais, os estilos de Malbec encontrados em Cahors são diferentes daqueles que vemos na Argentina.

Em Cahors a Malbec, que é comumente misturada com a Merlot ou Tannat, apresenta características mais rústicas e taninos mais marcados.

Algumas expressões de vinhos mais leves e frescos também têm chamado a atenção na região. Principalmente produzidos pelas mãos de Fabien Jouves, produtor exclusivo da Cellar.

Inclusive, não deixe de marcar uma visita ao produtor para conhecer seus vinhedos. Sempre indicamos marcar a visita com antecedência. Para saber mais sobre os vinhos de Fabien Jouves, clique aqui.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
A produção de vinhos em Bordeaux
Visão aérea de Bordeaux

A produção de vinhos em Bordeaux

Conheça mais sobre a produção de vinhos em Bordeaux Com mais de 90% da produção

Próximo
Harmonização: Castelão e Chilli con carne
Chilli con carne

Harmonização: Castelão e Chilli con carne

Aproveite essa receita imperdível que mistura Portugal e México A uva Castelão é

Você também pode gostar