Vale do Loire, França

5 motivos para conhecer o Loire

Procurando um lugar para tirar férias?

Localizada no oeste da França, a região do Vale do Loire é famosa, entre outras coisas, por uma produção de vinhos diversificada. Por lá, encontramos desde espumantes refrescantes, a rosés mais doces, passando por vinhos laranjas texturizados, brancos minerais e tintos de corpo leve, mas também complexos.

É quase impossível se sentir entediado ao falar ou provar os vinhos dessa região.

Ademais, o território tem castelos medievais e diversos monumentos históricos. Sem falar do famoso Rio Loire, o maior do país, e que em 2000 foi eleito patrimônio mundial da Unesco. 

Pensando na sua próxima viagem de férias? Então anote as 5 dicas que preparamos para te convencer que o Loire deve ser sua próxima parada na França.

Motivo  1 – Os castelos

Castelo Vale do Loire, França
Imagem: Shutterstock

Por sua fama de ter belíssimos castelos medievais, a região do Vale do Loire já abrigou diversos reis e rainhas da realeza francesa e inglesa. Atualmente todos os castelos estão abertos para visitação e com incríveis jardins. Vale a pena conhecer.

Motivo 2 – Leonardo Da Vinci

Château du Clos Lucé
Imagem: Shutterstock

O grande artista Leonardo da Vinci passou seus últimos 3 anos de vida projetando a engenharia do Château du Clos Lucé, onde o próprio morou até a sua morte. No local você encontra diversas obras do artista. Não é todo dia que a gente encontra uma obra verdadeira de Da Vinci pela frente, não é mesmo?

Motivo 3 – Passeio de balão

Passeio de balão no Loire
Imagem: Shutterstock

Essa dica é pra quem não tem medo de altura e quer se aventurar numa atividade super diferente. Você sabia que o passeio de balão é um dos passeios mais comuns no Loire? A região vista por cima é belíssima, e é possível então entender a grandiosidade do Rio Loire. Além disso, é um passeio super romântico, né?

Motivo 4 – A culinária local

Tarte Tatin
Tarte Tatin. Imagem: Shutterstock

Não poderia faltar uma dica gastronômica. Você também ama queijos? Então prepare-se, a lista de queijos originários, e deliciosos, da região é vasta. Estamos falando do valençay, sainte-maure de touraine, selles-sur-cher e muitos outros. Agora, se você é mais fã de um doce, não deixe de provar uma Tarte Tatin. Essa torta de maçã caramelizada invertida, e saborosíssima, foi criada na região do Loire. 

Motivo 5 – Os produtores de vinho

 

Impossível passar pelo Loire e não fazer uma visita às vinícolas locais, não é mesmo? Uma das apelações do Loire que produzem alguns dos tintos mais gostosos de serem degustados, é Saumur-Champigny. Essa denominação está instalada mais ao centro do Loire e por lá brilham vinhos tintos feitos com a uva Cabernet Franc. O Domaine Roches Neuves, que é brilhantemente dirigido por Thierry Germain, é um dos produtores da Cellar e que merecem a sua visita.

 

A seleção de vinhos franceses da Cellar é um espetáculo à parte, Não à toa, nos consolidamos em 2022 como a quinta maior importadora de vinhos da França! Por isso, dê uma olhada agora mesmo, através desse link, nos rótulos do Vale do Loire que estão disponíveis.

 

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Como são produzidos os vinhos brancos?
Albert Boxler Sommerberg Grand Cru Riesling 2019

Como são produzidos os vinhos brancos?

Eles não são apenas fáceis e depretensiosos   Engana-se quem pensa que os

Próximo
Norte e Sul do Rhône: qual a diferença?
Galets

Norte e Sul do Rhône: qual a diferença?

Mesmo nome, mas nem tão parecidos assim O Vale do Rhône é uma região

Você também pode gostar