Beaujolais

O que saber sobre Beaujolais?

Uma das regiões mais queridas pelos profissionais do vinho

 

Ela está na lista de 10 entre 10 sommeliers do mundo como uma das regiões produtoras mais queridas e admiradas. A região francesa de Beaujolais, mesmo com o boom do simples e ligeiro Beaujolais Nouveau, soube posicionar muito bem seus vinhos no mercado internacional. Resumir Beaujolais a rótulos demasiadamente triviais é um erro crasso e nós vamos te explicar o porquê.

Como as regiões produtoras em Beaujolais são divididas

Primeiramente, precisamos entender a definição da expressão Denominação de Origem. 

Uma Denominação de Origem reflete as características únicas, intransponíveis e qualitativas de um produto ou serviço de uma determinada região. As Denominações de Origem existem tanto no vinho, como para queijos e azeites, por exemplo.

Em Beaujolais, as Denominações de Origem são divididas da seguinte forma:

Chart produção de vinhos em Beaujolais

O que cada uma delas significa?

  • Crus de Beaujolais – mostram as características do seu terroir em rótulos complexos e estruturados. Apenas tintos.
  • Beaujolais Villages – apenas 38 vilarejos espalhados pela região, até a data deste artigo, e que podem rotular seus vinhos como Beaujolais Villages + o nome do Villages. Aqui são feitos vinhos brancos, tintos e rosés. Os tintos são menos complexos que os Crus.
  • Beaujolais e Beaujolais Supérieur – a base da produção na região e que entrega líquidos mais simples e do dia a dia. Mesmo podendo confeccionar vinhos brancos e rosés, a produção é majoritariamente de tintos. A versão Supérieur, no entanto, é reservada aos rosados e vermelhos. Eles apresentam maior corpo e nível de álcool.

Quais as características do Beaujolais Nouveau?

O Beaujolais Nouveau talvez seja o vinho mais famoso dessa região, mas certamente o mais simples e leve. Como regra, estamos falando de um exemplar que

já está pronto para consumo na terceira quinta-feira do mês de Novembro, em todo o mundo. 

O Beaujolais Nouveau não é uma Denominação de Origem per se. Na verdade, os vinhos Beaujolais e Beaujolais Villages podem adicionar o nome Nouveau ao rótulo. O Beaujolais Nouveau é mais conhecido na versão tinta, mas pode ser também encontrado na versão rosé. Destes vinhos, espere taninos macios e acidez refrescante, além aromas de frutas vermelhas bem frescas e notas até de banana.

Curiosidade 1

A técnica de maceração carbônica é bastante utilizada em Beaujolais. A grosso modo, essa técnica de fermentação acontece em tanques fechados e anaeróbicos (ou seja, sem oxigênio) e o processo fermentativo inicia-se de forma intracelular, ou melhor, dentro do bago da própria uva.

Vinhos de maceração carbônica apresentam notas mais frutadas e taninos menos marcados em boca. 

Mapa da região de Beaujolais

Mapa da região de Beaujolais

História da produção vitivinícola em Beaujolais

O cultivo das vinhas em Beaujolais começou através dos romanos. Não à toa, os Crus Broully e Juliénas fazem homenagem, respectivamente, a Brulius, tenente do exército romano, e Júlio César, imperador romano.

Assim como na Borgonha, foi a presença de monges beneditinos durante a Idade Média, que manteve a produção vitivinícola em funcionamento. 

Um fato interessante na história de Beaujolais aconteceu em 1395. O Duque da Borgonha Filipe, o Temerário, baixou um decreto exigindo a retirada da uva Gamay dos solos borgonheses. A cepa foi então empurrada para a região de Beaujolais, onde encontrou uma boa casa e hoje ela brilha naquela região, seja em vinhos leves e frescos, até alguns mais complexos e estruturados.

Uma breve explicação sobre o terroir de Beaujolais

A palavra francesa terroir significa tudo aquilo que vem de uma região e que possui características e uma marca única,

como o clima, a topografia, o solo e outros elementos.

O clima em Beaujolais é o que chamamos de semi-continental. O local sofre com invernos frios e um pouco de neve. Durante a primavera o perigo são as geadas que podem matar as uvas em período de brotação. Já no verão, o território recebe alguma influência do mar Mediterrâneo, o que faz com que Beaujolais seja, em geral, um pouco mais quente que a Borgonha, por exemplo.

Quando o assunto são os solos de Beaujolais, há uma grande diferença entre o norte e o sul dessa região. Ao norte de Beaujolais encontram-se solos mais rochosos, como xisto e granito, esse último em maior quantidade. Já ao sul, prevalecem solos de calcário argiloso. 

Na taça essa diferença também é bastante significativa visto que Gamays plantados nos solos rochosos, apresentam mais estrutura e complexidade. Enquanto o Gamay mais ao sul, mostra-se mais frutado e leve. Não à toa, o norte da região é onde encontramos os Crus de Beaujolais.

Curiosidade 2

Mesmo tendo uma produção pequena de vinhos brancos à base de Chardonnay, a região de Beaujolais, conta com 95% dos seus vinhedos dedicados à cepa tinta Gamay. Nenhuma outra região no mundo possui tanta representatividade dessa uva.

O que harmonizar com vinhos de Beaujolais?

As versões mais leves de Beaujolais, podem facilmente ser harmonizadas com queijos de pasta mole, charcuterie e peixes como o atum e o salmão. Já, se a escolha for um Cru de Beaujolais, você pode pensar em pratos mais elaborados como o coq au vin.

Coq Au Vin
Coq Au Vin é uma boa opção para harmonizar com Beaujolais mais encorpados.

 

A Cellar Vinhos é reconhecida em todo o mercado nacional pelo seu portfólio completo de Beaujolais. Aqui, você pode provar desde os vinhos da AOC Beaujolais, passando por todos os Crus daquela região. Além de versões brancas, rosadas e tintas. Quer dar uma olhada nas opções? Clique aqui e saiba mais.

 
Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
BONS – Vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e sustentáveis
Colheita de uvas orgânicas

BONS – Vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e sustentáveis

Você sabe a diferença entre esses tipos de vinho?

Próximo
Nebbiolo – a uva tinta rainha do Piemonte
Uva Nebbiolo

Nebbiolo – a uva tinta rainha do Piemonte

Será que você conhece as características dessa cepa?

Você também pode gostar