5 CURIOSIDADES SOBRE A UVA GRENACHE

Conhecida como Garnacha em alguns lugares, a famosa Uva Grenache é uma das variedades mais fascinantes e versáteis do mundo dos vinhos. Originária da região da Espanha, e posteriormente espalhando-se pela França e outras partes do mundo, a Grenache desempenha um papel crucial na produção de vinhos tintos, rosés e fortificados.

Por ser uma das joias da viticultura, e com uma rica história e uma presença global, trouxemos 5 curiosidades sobre essa famosa uva.

  • ADAPTAÇÃO A DIFERENTES CLIMAS

A Grenache é notável por sua adaptabilidade a uma variedade de climas. A uva prospera tanto em regiões quentes, onde pode amadurecer plenamente, enquanto em climas mais frescos, onde retém acidez e produz vinhos elegantes. Essa adaptabilidade a diferentes condições climáticas a torna uma uva cultivada em todo o mundo.

  • ÓTIMA PRODUÇÃO EM VIDEIRAS ANTIGAS

Sendo considerada uma das poucas variedades de uva que podem se produzir vinhos excepcionais de videiras antigas. A Uva Grenache se produz em vinhas com mais de cem anos, e é bem comum em regiões vinícolas que a cultivam. Essas videiras antigas muitas vezes produzem uvas de qualidade excepcional, resultando em vinhos complexos e concentrados.

  • GRANDE VARIEDADE EM ESTILOS DE VINHOS 

Reconhecida por sua versatilidade na produção de diferentes estilos de vinhos. A uva Grenache é usada na produção de vinhos tintos, rosés e até mesmo vinhos fortificados, como os famosos vinhos do Porto. Essa flexibilidade permite que os produtores explorem um leque de sabores e características.

  • PARTICIPAÇÃO EM BLENDS

A uva frequentemente desempenha um papel crucial em blends famosos, principalmente com a participação das uvas Syrah e Mourvèdre do sul do Rhône. Sua contribuição aromática, frutada e especiada complementa outras variedades, resultando em vinhos equilibrados e complexos.

  • GRENACHE DAY

“Grenache Day” é uma data que celebra o dia da uva mais cultivada e conhecida do planeta. Instituído durante o evento Grenache Symposium, a data comemorativa existe desde 2010, sendo comemorado anualmente na terceira sexta-feira de setembro.

Essas curiosidades demonstram a rica história da uva Grenache, que continua a encantar produtores e entusiastas do vinho em todo o mundo.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
DOMAINE SEROL: O INCRÍVEL PRODUTOR DE GAMAY NO VALE DO LOIRE
Domaine Serol

DOMAINE SEROL: O INCRÍVEL PRODUTOR DE GAMAY NO VALE DO LOIRE

O Domaine Serol, situado na fascinante região de Côte Roannaise, na França

Próximo
CONHECENDO A REGIÃO DE SANCERRE

CONHECENDO A REGIÃO DE SANCERRE

A região de Sancerre é uma área vinícola renomada situada no vale do Rio Loire,

Você também pode gostar