Uva Chardonnay

Aprenda mais sobre a uva Chardonnay

A uva branca que mais se adapta aos diferentes terroirs

Já foi dito que a uva Chardonnay é uma tela em branco. Trata-se de uma afirmação verdadeira e que em nada está ligada com a cor dessa cepa branca. A Chardonnay, na realidade, é como uma esponja. Ela absorve facilmente as características de onde é cultivada, além de se adaptar bem às diferentes técnicas de vinificação.

O que esperar de rótulos elaborados com a Chardonnay?

O que esperar de vinhos feitos com a Chardonnay

Aspectos aromáticos

Aromas naturais da uva: lima e maçã verde, em regiões mais frias e abacaxi e manga, em regiões mais quentes, além de pêssego

Aromas do processo de fermentação: manteiga, amêndoa

Aromas do envelhecimento: mel, toffee/caramelo

Estrutura

Acidez – médio a alto

Corpo – baixo a médio

 

CURIOSIDADE 

Lembra que a Chardonnay é uma esponja? Ela também absorve características do solo onde é cultivada. Por exemplo, quando plantada em regiões com predominância de solos argilosos-calcários, conhecidos como marga, os vinhos feitos dessa uva podem apresentar notas minerais e textura em boca.

Onde a Chardonnay surgiu?

Estima-se que a origem da cepa Chardonnay seja na Borgonha,

e que essa uva surgiu do cruzamento entre as castas Gouais Blanc e Pinot Noir.

Essas últimas são conhecidas e renomadas uvas de longa data na Borgonha.

Melhores lugares para o cultivo da Chardonnay

A Chardonnay é uma cepa de relativo fácil cultivo. Não à toa, espalhou-se pelo mundo e hoje é plantada nas mais diferentes regiões vitivinícolas. Desde a costa oeste dos Estados Unidos até a Nova Zelândia, passando pelo Líbano, Malta, Japão e outros países.

Onde encontrar o melhor Chardonnay no mundo

As regiões de maior destaque são:

Borgonha e Champagne, França

Califórnia e Sonoma, Estados Unidos

Margaret River, Austrália

Outros locais de destaque para a produção de Chardonnay de excelente qualidade são, Casablanca, no Chile e Elgin, na África do Sul.

O que harmonizar com vinhos feitos com a Chardonnay?

Aqui, mais uma vez, tudo vai depender do estilo de Chardonnay que você tem em mãos. Pense sempre que, vinhos mais leves pedem pratos com estrutura semelhante, enquanto vinhos mais encorpados, podem ser acompanhados de receitas mais complexas e pratos mais robustos e elaborados.

Ostras frescas
Ostras frescas como sugestão de harmonização

Chardonnay de regiões frias ou estilos mais leves e do dia a dia, sugerimos, ostras frescas, pipoca lemon pepper e peixes brancos acompanhados de legumes cozidos no vapor

Se você possui, no entanto, um Chardonnay mais estruturado, passado em barrica ou envelhecido, anote essas dicas de harmonização, lagosta na manteiga, queijos amarelos e barriga de porco assada a pururuca

 

Aqui na Cellar você sabe que pode contar com a melhor seleção de vinhos do Brasil. Nossos especialistas estão sempre de olho nas tendências, buscando produtos primorosos e sempre trazendo novidades incríveis. Por isso, dê uma olhada agora mesmo nesse link que contém a nossa seleção de vinhos feitos com a uva Chardonnay.

Chablis

A Cellar conta com uma seleção de Chablis elegantes e vibrantes. E por se tratarem de vinhos fora da curva, de produção quase artesanal e exclusivos, o estoque é o maior desafio. Por isso, dê uma olhada nesse link, e garanta já algumas garrafas de um dos vinhos mais famosos da França.

 

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Nebbiolo – a uva tinta rainha do Piemonte
Uva Nebbiolo

Nebbiolo – a uva tinta rainha do Piemonte

Será que você conhece as características dessa cepa?

Próximo
Muscadet Sèvre-et-Maine: a leveza e frescor do Loire
Vale do Loire

Muscadet Sèvre-et-Maine: a leveza e frescor do Loire

O que é e quais as características desse vinho?

Você também pode gostar