Uva Godello

Você conhece a uva Godello?

Aprenda mais sobre a uva branca rainha do norte da Espanha

Se você gosta de vinhos feitos com a Chardonnay, certamente deveria se interessar por rótulos produzidos com a Godello. Assim como a Chard, essa uva é uma esponja e absorve rapidamente as características de onde é plantada, assim como das técnicas usadas para vinificação.

O que esperar de rótulos elaborados com a Godello?

 

Chart uva Godello

 

Aspectos aromáticos

Aromas naturais da uva: toranja, casca de limão, pera

Aromas do processo de fermentação: panificação, amêndoa

Aromas do envelhecimento: mel

 

Estrutura

Acidez: Média – Alta

Corpo:  Baixo-Médio

Onde a Godello surgiu?

De origem ibérica, os primeiros registros dessa uva datam de 1531 na região do Douro, em Portugal. Alguns estudos recentes de DNA, provaram que essa uva tem algum parentesco com a casta branca Verdelho, do Dão.

A quase extinção da uva

Apesar dos primeiros registros remeterem a Portugal, a Godello brilha, hoje em dia, principalmente na região da Galícia, na Espanha. Por volta dos anos de 1970, essa uva quase chegou à extinção. Um trabalho primoroso de produtores locais conseguiu reverter a situação e hoje a Galícia é de fato considerada a casa dessa casta.

Apesar da Galícia ser a macrorregião onde encontramos a maior quantidade de vinhas plantadas com Godello, as Denominações de Origem de maior destaque são, Valdeorras, Monterrei, Ribeiro e Bierzo, essa última localiza-se na macrorregião de Castilla y Léon.

 

CURIOSIDADE

Muitas uvas de origem ibérica ainda são usadas tanto em Portugal quanto na Espanha, como é o caso da Godello. No Douro, essa uva também é conhecida como Gouveio e pode ser usada na elaboração do Vinho do Porto branco.

O que harmonizar com vinhos feitos com a Godello?

Por ser uma uva bastante adaptável às técnicas de produção, podemos encontrar estilos mais frescos, frutados e com toque cítrico, até estilos mais encorpados que passam algum tempo em contato com as lias e/ ou madeira.

Para vinhos mais leves, com acidez elevada e toques de fruta cítrica, podemos nos inspirar em receitas locais como aquelas feitas com mexilhões e polvo, por exemplo. Agora, nas versões mais encorpadas, uma bela seleção de queijos vai muito bem!

Massa com mexilhões
Massa com mexilhões

 

Que tal dar uma olhada na seleção de vinhos feitos com a uva Godello e trazidos pela Cellar com exclusividade? Temos certeza que você vai adorar. Como sempre, nossos produtores são focados no tema respeito à terra e ao terroir. Acesse o site através desse link.

 

 

 

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Fabien Jouves: a jóia de Cahors
Fabien Jouves

Fabien Jouves: a jóia de Cahors

Vinhos feitos com Malbec omo você nunca viu Aqui está um grande enólogo do

Próximo
Como são produzidos os vinhos brancos?
Albert Boxler Sommerberg Grand Cru Riesling 2019

Como são produzidos os vinhos brancos?

Eles não são apenas fáceis e depretensiosos   Engana-se quem pensa que os

Você também pode gostar