CONHEÇA O INCRÍVEL PRODUTOR DE BORDEAUX: Despagne-Rapin

Maison Blanche é uma prestigiada propriedade vinícola localizada em Bordeaux, abrangendo 40 hectares no sudoeste da região de Montagne Saint-Émilion, situada entre Lalande-de-Pomerol, ao norte, e Saint-Émilion, ao sul. As vinhas são compostas por 60% Cabernet Franc e 40% Merlot, com uma média de idade de 45 anos, cultivadas em solos ricos em argila, calcário e ferro.

A HISTÓRIA DO DOMAINE

O Château de La Maison Blanche surgiu em 1874, quando o sub-prefeito de Vienne constrói uma casa com pedras brancas. Seu filho, Fabien, herdou a propriedade em 1923, mas logo vendeu para Jean Barroy, que após colheitas desastrosas, desiste do negócio.

Em 1938, Louis Rapin, um négociant de vinhos, assume o Domaine. Ele adquire outra parcela vizinhas e cria a base do que é a Maison Blanche atual.

Louis Rapin nasceu em 1886 em Sainte-Bazeille, uma pequena vila agrícola perto de Marmande. Aos 14 anos, ele já começou a aprender sobre o campo e a viticultura com a sua família.

Ele se casou com Jeanne Loustalet e teve 3 filhos. Louis expandiu a propriedade e renovou, replantando os vinhedos e construindo novas casas na região. Assim, Maison tornou-se um Domaine modelo na época.

Maison Blanche passa a ser comandada por François, filha de Louis e seu marido, Gérard Despagne. A sucessão ocorreu em 1972, ela herdou os 40 hectares de Maison Blanche, incluindo 26 hectares de vinhedos que seu pai plantou. Seu marido, Gérard também possui grande conhecimento, ele vem de uma longa linhagem de agricultores e proprietários de vinhedos e Saint-Émilion.

Gérard agregou muito ao Domaine de seu sogro, dobrou o tamanho das caves (onde os vinhos mantem a temperatura e condições ideia de armazenagem) e constrói uma adega de barricas de quase 650 m², que se torna a maior da margem direita na época. Além disso, constrói vinhedos destinados a produzir um segundo vinho que ele batiza de “Les Piliers de Maison Blanche”.

Em 1994, Nathalie e Nicolas, filhos do casal, juntam-se aos vinhedos da família como associados na direção das propriedades, e em 2003 tornaram-se co-gerentes. Nicolas Despagne tornou-se o único gerente em 2013.

UMA NOVA ERA

Maison Blanche é, sem dúvida, um pioneiro da viticultura orgânica e biodinâmica em Bordeaux, adotando a biodinâmica desde 2001. Nicolas Despagne é o verdadeiro apaixonado por vinhos e pela filosofia biodinâmica. A partir de 2005, converteu todas as vinhas familiares para a agricultura orgânica: Maison Blanche, Tour de Corbin-Despagne, La Rose Figeac. Ele obteve a certificação Ecocert em 2009 e, em 2013, a certificação Demeter para a Maison Blanche.

UM ENCONTRO ENTRE A MODERNIDADE E A TRADIÇÃO

Nicolas gere hoje o Maison Blanche realizando um equilíbrio perfeito entre toda a história do Domaine com a sua filosofia de vida!

Sem dúvida, isso se deve ao fato de sermos herdeiros de uma longa história familiar no mundo do vinho! Ser apegado a tradição não é ser retrógrado e nem conservador, é entender que a Natureza é uma ordem superior e é preciso corrigi-la com consciência.

Para Nicolas é muito importante manter toda a história viva e o máximo respeito a natureza e ao terroir incrível da região. A filosofia biodinâmica que ele implementou, é a conexão máxima entre a natureza e a sociedade.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
O ENCANTO DO SUL DA FRANÇA: LANGUEDOC
LANGUEDOC

O ENCANTO DO SUL DA FRANÇA: LANGUEDOC

A região do Languedoc, localizada no sul da França, é um destino encantador que

Próximo
A PAIXÃO POR VINHOS: CONHEÇA O CLUBE CELLAR SELECTIONS
clube-cellar

A PAIXÃO POR VINHOS: CONHEÇA O CLUBE CELLAR SELECTIONS

O Clube Cellar Selections tem como propósito desenvolver uma comunidade de

Você também pode gostar