Vista de Chablis

A classificação dos vinhos em Chablis

Como está dividida a produção de vinhos nesta localidade?

Chablis é uma região vitivinícola localizada ao norte da Borgonha e muito próxima de Paris. O local é conhecido por um clima tipicamente frio e por uma produção de vinhos brancos frescos e muito minerais. Um dos segredos para a qualidade dos vinhos dessa região é a composição dos solos em Chablis que tem milhares de anos e muita história.

Mapa da França

A rainha Chardonnay

A uva autorizada para a produção de vinhos em Chablis é a branca Chardonnay. Essa cepa tem a característica de ser como uma tela em branco. Ou seja, o produtor pode trabalhá-la da forma que desejar, tanto no vinhedo como na vinícola.

Isso quer dizer que a Chardonnay se adapta em clima frios, onde apresenta notas mais cítricas, como também em lugares quentes, onde é comum o aroma de frutas tropicais. Na vinícola, os vinhos feitos com essa uva podem facilmente passar por processos como a fermentação malolática e a passagem em barrica, adicionando complexidade e sem ferir o caráter da cepa.

Estrutura dos solos em Chablis

Antes de falarmos especificamente das classificações, precisamos falar sobre o solo. Os solos da Borgonha, em geral, são mundialmente conhecidos por serem uma colcha de retalhos. Especificamente em Chablis, há milhões de anos havia um mar naquela região. Por isso, é bastante comum encontrarmos alguns fósseis nos solos.

Existem dois grandes solos conhecidos em Chablis. O primeiro é o solo Kimmeridgiano que data do período Jurássico. Trata-se de um solo repleto de fósseis em sua composição, é um solo argiloso-calcário e que aporta mineralidade e muita elegância aos vinhos. Dos solos kimmeridgian saem os melhores exemplares da região.

O outro solo famoso no local é o Portlandiano. Trata-se de um solo calcário mais novo que o Kimmeridgiano e sua composição é mais dura e mais quebradiça. O solo Portlandiano não contém fósseis e daqui saem os vinhos mais simples de Chablis. 

Classificação dos vinhos em Chablis

Vista de Chablis
Vista de Chablis

Por conta também da composição dos solos, as melhores parcelas de Chablis estão divididas em quatro categorias. Começando pela base da pirâmide, ou seja, a versão mais simples e acessível, temos:

  • Petit Chablis: os vinhedos que produzem os vinhos classificados como Petit Chablis circundam o vilarejo de Chablis. Os solos nessa parte da região são classificados como Portlandianos. Daqui saem as versões que são, em geral, degustadas mais frias, e que possuem notas de frutas cítricas. Dificilmente os Petit Chablis têm passagem em barrica.
  • Chablis: essa é a classificação mais comum e um passo acima no tange a qualidade dos vinhos em Chablis. Nessa categoria os vinhos são um pouco mais estruturados, podem apresentar também notas de frutas de caroço e alguns vinhedos estão localizados em solos kimmeridgian e que também aportam mais mineralidade ao vinho.
  • Chablis Premier Cru: os vinhedos que produzem Chablis Premier Cru têm mais presença do solo kimmeridgiano e melhor exposição solar, o que contribui com a maturação das uvas. Nesse estágio, onde a produção também é menor, encontramos mais exemplares que passam algum estágio em barrica. Alguns vinhedos Premier Cru encontramos o nome no rótulo como, Fourchaume, Vaillons e Montée de Tonnerre.
  • Chablis Grand Cru: chegamos ao topo da pirâmide de produção em Chablis. Aqui as quantidades de disponíveis são ainda menores. O Chablis Grand Cru é, na verdade, uma grande encosta, com exposição solar sul, dividida em 7 climats (ou regiões menores e qualitativas). O solo é predominantemente kimmeridgiano. Já o estilo dos vinhos em Grand Cru Chablis podem variar de climats para climas e também de produtor para produtor. O estilo do vinho, em geral, é de fruta madura, muita mineralidade e a passagem em barrica também é mais comum.

A Cellar Vinhos é a maior especialista em vinhos franceses no Brasil. No nosso portfólio você pode encontrar os mais diferentes estilos de Chablis, de produtores renomados e reconhecidos mundialmente. Clique aqui e dê uma olhada na nossa seleção.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
O que saber sobre a uva Gamay?
Uva Gamay

O que saber sobre a uva Gamay?

A uva tinta de maior valor em Beaujolais Ela já foi banida da Borgonha e levou

Próximo
5 curiosidades sobre Sancerre e Pouilly-Fumé
Taça de vinho branco versatile Grassl

5 curiosidades sobre Sancerre e Pouilly-Fumé

Conheça mais sobre as clássicas regiões da uva Sauvignon Blanc Localizadas no

Você também pode gostar