CLOSERIE SAINT ROC: Toda a tradição da família Amoreau em um projeto 100% biodinâmico

A família Amoreau tem produzido vinhos de baixa intervenção à margem direita de Bordeaux desde o século 17. Mas foi apenas em 2012 que o projeto Closerie Saint Roc nasceu através de Pascal (14 geração) e Valerie Amoreau e o enólogo Harold Langlais.

REGIÃO

Localizado ao lado direito do estuário de Gironde, Puisseguin é o vilarejo onde os vinhedos estão circunscritos, muito próximo aos portões de Pomerol e Saint Emilion. Os solos são predominantemente argilo-calcário e essa característica transfere acidez e um toque quase ferroso aos vinhos.

Uma curiosidade sobre o local onde as vinhas do Closerie Saint Roc são plantadas, é que ali já foram cultivados vinhedos de Mourvèdre e Colombard há alguns séculos. Hoje o cenário é bastante diferente com a Merlot dominando as plantações, seguida depois pela Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

CLIMATS DE CLOSERIE SAINT ROC

Além dos vinhedos do próprio Closerie Saint Roc, ainda existem alguns climats pertencentes à vinícola mas que possuem características distintas e de onde saem vinhos únicos.

Le Pins: os vinhos desse climat são produzidos com uvas de um vinhedo de 1.3 hectares, com solo predominantemente argiloso e rico em fósseis. O vinhedo ainda recebe excelente exposição solar.

Les Noyers: trata-se de um vinhedo de 2.9 hectares, de solos arenosos de baixa profundidade. Ao contrário de Les Pins, aqui a uva mais plantada é a Merlot e a segunda mais plantada é a Cabernet Franc.

COLABORAÇÃO

A colaboração entre Harold Anglais e a família Amoreau começou quando Harold, que ainda trabalhava para uma grande rede varejista, conheceu Pierre Amoreau. Naquele período de sua vida, Harold não estava plenamente satisfeito com seu emprego, que não alinhava-se com seus valores e com suas raízes. Anglais nasceu em Champagne e era filho de um vigneron local.

Harold, a convite de Jean-Pierre, trocou de emprego e começou, primeiramente, como responsável pela parte comercial e o marketing do Château Le Puy, também pertencente à família. Mas, foi aos poucos ganhando espaço e atribuições, até se tornar sócio dos Amoreau.

FILOSOFIA  DE PRODUÇÃO

A filosofia de produção em Closerie Saint Roc envolve as práticas orgânicas e biodinâmicas. Para saber mais sobre essas formas de cultivo, acesse o link do texto explicativo aqui.

A vinificação enfatiza a elegância e a finesse. As leveduras usadas para todos os rótulos são indígenas, e os vinhos amadurecem, em geral, 18 meses em barricas e ao final do processo o líquido não passa por nenhum tipo de filtragem.

“Você precisa de vida no solo e vida no meio ambiente para obter vida nas vinhas”

Harold Langlais, enólogo responsável pelos vinhos.

HARMONIZAÇÃO

Uma coisa é fato, generalizações são sempre preocupantes quando o assunto é vinho. Mas, o perfil dos exemplares produzidos em Closerie Saint Roc, em geral, pedem pratos mais robustos como proteínas animais, além de alguns queijos de pasta dura.

Os vinhos de Closerie Saint Roc são trazidos exclusivamente pela Cellar Vinhos. Aproveite e dê uma olhada agora mesmo no site da Cellar e veja os itens disponíveis.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Entenda mais sobre o Clube Cellar Selections

Entenda mais sobre o Clube Cellar Selections

Sabemos que tomar a decisão de assinar um clube de assinatura não é fácil

Próximo
DOMAINE SEROL: O INCRÍVEL PRODUTOR DE GAMAY NO VALE DO LOIRE
Domaine Serol

DOMAINE SEROL: O INCRÍVEL PRODUTOR DE GAMAY NO VALE DO LOIRE

O Domaine Serol, situado na fascinante região de Côte Roannaise, na França

Você também pode gostar