Uva Sauvignon Blanc

Tudo sobre a uva Sauvignon Blanc

Intensa e aromática, ela certamente vai te conquistar

Para quem está começando no mundo do vinho, os rótulos produzidos com a cepa Sauvignon Blanc são uma boa pedida. Isso porque, eles são aromáticos, leves, refrescantes, e super convidativos a um próximo gole.

Entretanto, e como tudo no mundo vinho, generalizações nunca são o melhor caminho. Existem ainda versões dessa uva que se mostram elegantes, menos pungentes e bastante minerais, com alta capacidade de guarda.

Descubra todas as facetas dessa uva, no texto abaixo.

La Rascasse Sauvignon Blanc, Regis & Sylvain
La Rascasse Sauvignon Blanc, Regis & Sylvain

O que esperar de vinhos feitos com a Sauvignon Blanc?

Aspectos aromáticos

Aromas naturais da uva: lima, limão, jalapeno, grama cortada, maracujá

Aromas do envelhecimento: defumado

Estrutura

Acidez alta

Corpo baixo a médio

Origem da uva Sauvignon Blanc

Primeiro, é importante saber que o cruzamento da Sauvignon Blanc com a uva tinta Cabernet Franc, foi responsável pelo surgimento da mundialmente conhecida Cabernet Sauvignon. 

No entanto, a própria Sauvignon Blanc também surgiu de um cruzamento, dessa vez entre as castas Traminer e Chenin Blanc, muito possivelmente na região francesa do Loire.

Uma característica dessa uva no vinhedo, é a sua capacidade de produção. Ou seja, não é incomum a videira produzir muitos frutos. Por conta disso, para aqueles produtores que buscam um estilo mais complexo e concentrado desta cepa, é importante ter cuidado no vinhedo para evitar a sobreprodução.

Locais onde a Sauvignon Blanc é mais plantada
  • Loire: na região do Loire, na França, é onde encontramos as versões mais complexas e minerais dessa uva, principalmente de Sancerre e Pouilly-Fumé. Nessas localidades, e por conta da composição dos solos, os vinhos podem apresentar notas menos pungentes, vinhos mais delicados e com notas de frutas cítricas e algum toque defumado.

Ainda no Loire, e mais a oeste da região, principalmente em Touraine, podemos encontrar rótulos mais simples e do dia a dia produzidos com a Sauvignon Blanc. 

  • Bordeaux: já em Bordeaux a Sauvignon Blanc raramente brilha sozinha, aparecendo muito mais em blends com a Sémillon, e algumas vezes com a Muscadelle. Os estilos são variados, desde secos e acídicos, produzidos em locais como Entre-Deux-Mers, como nos famosos vinhos botrytizados e doces.
  • Nova Zelândia: foi na Nova Zelândia que a Sauvignon Blanc ganhou fama mundial. Por aqui ela atinge sua expressão mais pungente. Os aromas pulam para fora da taça. A acidez, naturalmente alta dessa uva, também é característica marcante dos vinhos dessa região. Por aqui, espere encontrar notas de maracujá e goiaba.
  • Outras localidades: o Chile possui versões desta cepa, em locais de produção mais frios como San Antonio, e que possuem um perfil muito semelhante ao dos vinhos neozelandeses. A África do Sul, ao contrário, entrega exemplares um pouco menos aromáticos e por vezes mais elegantes. Já, nos Estados Unidos, também encontramos a Fumé Blanc, versão da Sauvignon Blanc passada em barricas e com toques defumados.
Como harmonizar os vinhos produzidos com a Sauvignon Blanc?

Por seu perfil aromático e com acidez elevada, a Sauvignon Blanc, em geral, pode harmonizar com pratos à base de peixe, assim como frutos do mar e também, torta de legumes e quiches.

O portfólio da Cellar de vinhos produzidos com a Sauvignon Blanc é vasto e cheio de oportunidades para você provar inúmeras facetas dessa uva. Entre agora mesmo no site, clicando nesse link, e confira nossa seleção.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Domaine Bertagna: tradição francesa em mãos alemãs
Eva Reh Domaine Bertagna

Domaine Bertagna: tradição francesa em mãos alemãs

Elegância e autenticidade engarrafada O Domaine Bertagna possui uma vasta

Próximo
A produção de vinhos em Bordeaux
Visão aérea de Bordeaux

A produção de vinhos em Bordeaux

Conheça mais sobre a produção de vinhos em Bordeaux Com mais de 90% da produção

Você também pode gostar