Taças de vinho tinto

O significa o termo Claret?

Trata-se de um vinho de Bordeaux ou um estilo próprio?

O termo Claret é um anglicismo da palavra francesa clairet, usada para classificar vinhos tintos de cor mais clara. De acordo com o especialista Oz Clarke, o casamento do rei inglês Henry Plantagenet e da aristocrata francesa Eleanor de Aquitaine, em 1151, fortaleceu o consumo desse estilo de vinho principalmente pela Inglaterra.

Mas o que é o tal vinho Claret?

Em termos gerais,

Claret é um vocábulo não oficial muito usado na antiguidade para classificar todos os vinhos produzidos na região de Bordeaux.

De acordo com a revista Wine Spectator, foram os ingleses que iniciaram essa moda, oficialmente no ano de 1700.

Mas Claret também serviu, e hoje é assim mais conhecido, como uma categoria de vinho tinto de tonalidade mais clara e leve em boca. A produção desse tipo de vinho é mais parecida com a elaboração de um vinho tinto. A diferença é que o material corante, no caso a pele das uvas, passa menos tempo em contato com o líquido.

Quando comparamos, no entanto, com um vinho rosé, o Claret apresenta mais estrutura, corpo e até alguns níveis de tanino.

CURIOSIDADE

Nos Estados Unidos, muitos produtores usam o termo Meritage para se referir a vinhos feitos com o tradicional blend de Bordeaux – Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Mas, também é comum encontrarmos a palavrinha Claret sendo usada com o mesmo significado.

Dicas para harmonizar o vinho Claret

Conforme falamos, o Claret transita entre o vinho rosé e o vinho tinto, ficando, em termos de estilo e estrutura, entre esses dois tipos de vinho.

Portanto, na hora de harmonizar podemos buscar mais versatilidade. 

Pense em receitas como crudos e tartares, assim como charcuterie, embutidos como a linguiça, pato e miúdos como a moela e o coração de galinha.

tartar de carne
Tartar de carne

Na Cellar você encontra alguns rótulos produzidos num estilo Claret. Álias, o portfólio da Cellar sempre tem as melhores novidades e produtores que sempre pensam fora da caixa. Confira agora mesmo as opções, através desse link.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
3 pratos típicos da Toscana
Salada Panzanella Banner

3 pratos típicos da Toscana

Deixe-se levar pela pluralidade dessa região Um pouco de história A Toscana é

Próximo
Mosel: séculos de tradição na produção de vinhos
Região do Mosel e o Rio Reno

Mosel: séculos de tradição na produção de vinhos

O lugar dos melhores Rieslings do mundo A história do Mosel, na Alemanha, não é

Você também pode gostar