Salada Panzanella Banner

3 pratos típicos da Toscana

Deixe-se levar pela pluralidade dessa região

Um pouco de história

A Toscana é rica em história e cultura. Um dos movimentos mais marcantes e que aconteceram na região foi o Renascimento. Essa corrente configurou-se como um movimento artístico, científico, cultural e político, que marcou o final do Período Medieval, consagrou a passagem para um novo tempo e espalhou-se por toda a Europa. 

Quando o assunto é produção vitivinícola, a Toscana tem longa tradição. A localidade era dominada pelos etruscos, mas foram os gregos que introduziram o cultivo da vinha. Ao ser anexada à Roma, pelo Império Romano, por volta do século 3 A.C., a Toscana já possuía algumas tradições vitivinícolas.

Mesmo sendo tão rica culturalmente, a Toscana era uma região economicamente pobre, por isso, algumas de suas receitas mais tradicionais traduzem essa realidade pela simplicidade dos seus elementos. Mas, foi entre os anos de 1920 e 70 que o local virou centro turístico, sendo hoje a maior fonte de renda da localidade.

 

3 pratos típicos da Toscana para você aproveitar

1 – Panzanella

Panzanella
Imagem: Shutterstock

Dizem que a história desse prato remonta aos períodos econômicos de maior dificuldade na região, visto que seus ingredientes eram de reaproveitamento. Panzanella nada mais é do que uma salada de pão mais sequinho, e que possui entre seus componentes, tomate, pepino, cebola roxa, azeitonas, alcaparra, azeite e salsa. 

Para harmonizar, que tal um vinho branco toscano produzido com a uva Vermentino?

 

2 – Bisteca alla Fiorentina

Bisteca alla Fiorentina
Imagem: iStock

Diz a história que a Bisteca alla Fiorentina, originária da cidade de mesmo nome, tornou-se famosa pela tradicional Festa de São Lourenço, promovida pela abastada família Médici. Os mais tradicionalistas também defendem que a matéria-prima da verdadeira bisteca só pode vir de uma raça local de bovinos chamada Chianina. A bisteca é, no entanto, um corte que une contra-filé, o filé mignon e a alcatra.

A harmonização tradicional da Bisteca é o renomado vinho tinto Brunello di Montalcino.

 

3 – Biscotti Cantucci

Biscotti Cantucci
Imagem: Shutterstock

O Cantucci é um biscoito italiano recheado com amêndoas e saborizado com laranja. Ele foi criado em 1858 na cidade de Prato, na Toscana. Biscotti significa assado duas vezes e esse processo confere ao biscoito seu toque super crocante. Para aquelas pessoas que não gostam de sobremesas muito doces, não se preocupe, o Cantucci é adocicado na medida certa.

A tradição local de serviço é molhar o Biscotti numa pequena taça de Vin Santo. Trata-se de um vinho de sobremesa originário da Toscana.

 

EXTRA

Queijo Pecorino
Imagem: Shutterstock

Você sabia que o famoso queijo Pecorino também é de origem toscana? Ele é produzido com leite de ovelha integral, e pode aparecer em duas versões: fresco e temperado (de pasta semi-dura). Em geral, o sabor do queijo Pecorino é mais delicado e pode ser servido à mesa com outros queijos, ou usado em receitas.

Para harmonizar com esse queijo, você pode pensar em um belo Chianti.

 

A Cellar possui um portfólio exclusivo e altamente qualitativo de vinhos italianos e que também harmonizam muito com receitas do país da bota. Dê uma olhada no site agora mesmo, através desse link.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
O que faz do Dão uma região tão especial?
Vinhedo Portugal

O que faz do Dão uma região tão especial?

Conheça a região dos vinhos mais elegantes de Portugal Durante bastante tempo o

Próximo
O significa o termo Claret?
Taças de vinho tinto

O significa o termo Claret?

Trata-se de um vinho de Bordeaux ou um estilo próprio?