Borgonha é uma das regiões mais queridas pelos apaixonados por vinhos. A região é mundialmente famosa por seus vinhos excepcionais e sua rica herança cultural. Apesar de muito conhecida, nem todos sabem que ela se divide em cinco principais sub-regiões vinícolas, cada uma com características distintas e estilos de vinhos próprios. São elas: Côte-d’Or, Maconnais, Chablis e Côte Chalonnaise.
A região Côte-d’Or é conhecida por seus vinhedos Grand Cru e pelos vinhos mais famosos e caros da Borgonha. Porém, uma das sub-regiões menos conhecidas, mas igualmente encantadoras, é a Côte Chalonnaise, uma continuação de Côte-d’Or. Apesar de ser vizinha de uma das regiões mais conhecidas da Borgonha, a pequena região possui vinhos de alta qualidade e com um ótimo custo-benefício, porém não possui vinhedos Grand Cru.
Localizada ao sul da Borgonha, a Côte Chalonnaise abrange uma série de vilas e vinícolas, cercadas por colinas cobertas de vinhedos. Essa região é reconhecida pela produção de vinhos tintos e brancos de alta qualidade, que podem disputar com os prestigiados vinhos da vizinha Côte-d’Or.
Assim, a Côte Chalonnaise é composta por cinco principais comunas vinícolas: Mercurey, Givry, Montagny, Rully e Bouzeron. Cada uma dessas vilas possui sua própria personalidade e características únicas.
MERCUREY
Os vinhos tintos produzidos em Mercurey são robustos e encorpados. A comuna é marcada por colinas suaves cobertas de vinhedos, onde a uva Pinot Noir é a variedade dominante. Assim, a combinação do solo argiloso e calcário, juntamente com um clima continental moderado, cria condições favoráveis para o cultivo dessa uva nobre.
Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Raquillet
GIVRY
Já em Givry, os vinhos são mais elegantes e sutis. Elaborados principalmente com a uva Chardonnay, estes vinhos apresentam aromas frutados delicados. Por isso, são vinhos brancos sofisticados, com uma acidez refrescante e uma mineralidade sutil.
MONTAGNY
Montagny destaca-se pelos seus vinhos brancos frescos e vivos. A região de Montagny possui vários terroirs distintos, que contribuem para a diversidade e complexidade dos vinhos produzidos. Os vinhedos estão localizados em diferentes altitudes e solos, o que influencia as características dos vinhos.
Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Jean-Marc Boillot
RULLY
Rully produz uma ampla variedade de tintos e brancos de alta qualidade. Colinas suaves e vinhedos que se estendem até as encostas caracterizam a região. Em Rully, cultiva-se tanto as uvas Pinot Noir para os tintos quanto a uva Chardonnay para os brancos.
Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Saint-Jacques
BOUZERON
Famosa por seus vinhos brancos feitos exclusivamente da uva Aligoté. Os apreciadores reconhecem os vinhos de Bouzeron por sua acidez vibrante, corpo leve a médio e aromas cítricos e florais. Eles apresentam uma cor amarelo palha brilhante e uma mineralidade distinta, que reflete o terroir da região.
Conheça mais sobre a região com os nossos produtores: Domaine Gouffier
CURIOSIDADES SOBRE A REGIÃO
Além das vinícolas e dos vinhos excepcionais, a Côte Chalonnaise oferece paisagens deslumbrantes e uma rica herança cultural. As colinas suaves cobertas de vinhedos criam lindos cenários, com muitas trilhas e estradas rurais que convidam a caminhadas e passeios de bicicleta. Ao longo dessas trilhas, você pode explorar vilarejos charmosos, castelos medievais, igrejas românicas e outras relíquias históricas.
Por fim, uma visita à Côte Chalonnaise não estaria completa sem explorar suas adegas e degustar os vinhos locais. Muitas vinícolas da região estão abertas para visitantes, oferecendo visitas guiadas e degustações. Assim, essas experiências proporcionam uma oportunidade única de aprender sobre a produção de vinho, conhecer os produtores locais e saborear vinhos premiados.