O que é e quais as características desse vinho?
A primeira coisa a se saber sobre a denominação de origem Muscadet Sèvre-et-Maine, é que ela não tem absolutamente nada em comum com a uva Muscat. A primeira é uma apelação francesa de vinhos brancos secos e com boa acidez. Já, a segunda, é uma uva branca bastante aromática, usada comumente na produção de vinhos mais doces.
O que esperar de um Muscadet Sèvre-et-Maine?
Aspectos aromáticos
Aromas primários: lima, maçã-verde e pêssego frescos
Aromas do processo de fermentação: panificação
Estrutura
Acidez: médio a alto
Corpo: baixo a médio
Qual a uva usada na produção de Muscadet Sèvre-et-Maine?
Pouco conhecida do grande público,
a uva usada na confecção dos vinhos em Muscadet Sèvre-et-Maine é a Melon de Bourgogne.
O nome Bourgogne não é à toa. Essa casta, de fato, tem origem na Borgonha. Ela foi trazida para Muscadet por conta da sua capacidade de sobrevivência em climas mais frios.
De maneira geral, a Melon não é uma uva muito aromática. Portanto, os cuidados no vinhedo são importantes, visto que, vinhas muito frondosas tendem a produzir uvas com baixa intensidade aromática e complexidade.
Não à toa, também, a técnica de estágio dos vinhos em borras é bastante utilizada em Muscadet. Ao final da fermentação as leveduras morrem, mas ainda continuam contribuindo com o vinho. As leveduras mortas, ou borras, aportam corpo e toques de panificação ao líquido. Por isso, se encontrar no rótulo de qualquer vinho as palavrinhas Sur Lie, quer dizer que o vinho estagiou em borras.
Onde Muscadet está localizada?
A sub-região de Muscadet Sèvre-et-Maine faz parte da vasta região do Vale do Loire. O Vale do Loire estende-se por cerca de 1.000km, desde o centro da França, onde nasce o Rio Loire, até o seu deságue a oeste na Costa Atlântica.
É ali, próximo ao oceano, que encontramos a região de Muscadet. O clima no local é bastante chuvoso e úmido e com verões amenos.
As denominações de origem em Muscadet
Muscadet Sèvre-et-Maine é a denominação de origem mais famosa na região, mas por lá, também encontramos as denominações de Muscadet, Cotes de Grandlieu e Coteaux de la Loire.
A primeira e a segunda produzem vinhos mais simples e semelhantes a Sèvre-et-Maine. Já Coteaux de la Loire, produz brancos de Melon de Bourgogne sob essa apelação, além de rosés e tintos, dentro da mesma localidade, mas com a denominação de origem Coteaux d´Ancenis.
O que harmonizar com um Muscadet Sèvre-et-Maine?
Como a região de Muscadet fica próxima ao mar, é bastante comum encontrarmos harmonizações com frutos do mar, como lulas e peixes em geral, assim como crustáceos como a ostra.
Além disso, queijos de pasta mole como o brie, podem ser também uma boa opção.
A Cellar tem opções incríveis para você que aprecia vinhos com o perfil de Muscadet Sèvre-et-Maine. Dê uma olhada agora mesmo no site ou App da Cellar para conferir os rótulos disponíveis. O link de acesso é esse.