Trata-se de um vinho de Bordeaux ou um estilo próprio?
O termo Claret é um anglicismo da palavra francesa clairet, usada para classificar vinhos tintos de cor mais clara. De acordo com o especialista Oz Clarke, o casamento do rei inglês Henry Plantagenet e da aristocrata francesa Eleanor de Aquitaine, em 1151, fortaleceu o consumo desse estilo de vinho principalmente pela Inglaterra.
Mas o que é o tal vinho Claret?
Em termos gerais,
Claret é um vocábulo não oficial muito usado na antiguidade para classificar todos os vinhos produzidos na região de Bordeaux.
De acordo com a revista Wine Spectator, foram os ingleses que iniciaram essa moda, oficialmente no ano de 1700.
Mas Claret também serviu, e hoje é assim mais conhecido, como uma categoria de vinho tinto de tonalidade mais clara e leve em boca. A produção desse tipo de vinho é mais parecida com a elaboração de um vinho tinto. A diferença é que o material corante, no caso a pele das uvas, passa menos tempo em contato com o líquido.
Quando comparamos, no entanto, com um vinho rosé, o Claret apresenta mais estrutura, corpo e até alguns níveis de tanino.
CURIOSIDADE
Nos Estados Unidos, muitos produtores usam o termo Meritage para se referir a vinhos feitos com o tradicional blend de Bordeaux – Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Mas, também é comum encontrarmos a palavrinha Claret sendo usada com o mesmo significado.
Dicas para harmonizar o vinho Claret
Conforme falamos, o Claret transita entre o vinho rosé e o vinho tinto, ficando, em termos de estilo e estrutura, entre esses dois tipos de vinho.
Portanto, na hora de harmonizar podemos buscar mais versatilidade.
Pense em receitas como crudos e tartares, assim como charcuterie, embutidos como a linguiça, pato e miúdos como a moela e o coração de galinha.
Na Cellar você encontra alguns rótulos produzidos num estilo Claret. Álias, o portfólio da Cellar sempre tem as melhores novidades e produtores que sempre pensam fora da caixa. Confira agora mesmo as opções, através desse link.