Será que você conhece as características dessa cepa?
Conhecida por sua capacidade de produzir vinhos de guarda, a Nebbiolo é a uva tinta mais refinada da Itália. Seus vinhos podem ser rústicos, com taninos e acidez marcadas, mas ao mesmo tempo apresentam elegância e potência únicos.
O que esperar de vinhos feitos com a Nebbiolo?
Aspectos aromáticos
Aromas naturais da uva: cereja vermelha, rosas vermelhas e cogumelo
Aromas do processo de fermentação: especiarias
Aromas do envelhecimento: couro, folha seca, alcatrão
Estrutura
Tanino: alto
Acidez: alta
Corpo: médio a alto
Origem e características da uva Nebbiolo
Pouco se sabe sobre a origem da uva Nebbiolo, mas suas primeiras menções datam do século 13, cerca de 100 anos antes de menções da cepa Pinot Noir, por exemplo.
No vinhedo,
a Nebbiolo é uma casta difícil de ser cultivada.
Ela precisa de solos com excelente drenagem e longos períodos de sol durante a fase de maturação, visto que a Nebbiolo é uma uva de maturação mais lenta.
Uma curiosidade sobre essa uva é que o nome Nebbiolo vem de nebbia, que significa névoa. Existem duas teorias para esse nome. A primeira está relacionada às nèvoas muito comumente encontradas na região do Piemonte. Já a segunda, é que a própria uva tem uma espécie de camada branca, em volta da pele, e que aparece durante o período de colheita.
Quando o assunto é passagem em barricas, a Nebbiolo beneficia-se desse processo. Isso porque, o estágio em madeira pode amaciar os taninos da uva, contribuir com mais corpo e complexidade ao vinho. É bastante comum, entre produtores mais conservadores, o uso dos famosos botti. Botti são barricas que podem variar de 1.000 a 20.000 litros cada. Nesse caso, o vinho ganha mais complexidade pela ação do oxigênio e menos sobre a influência da madeira.
CURIOSIDADE
A Nebbiolo, assim como outras uvas conhecidas, possui diferentes nomes dependendo da região onde é plantada. Por exemplo, em Valtellina, na Lombardia, ela é chamada de Chiavennasca. Já em Ghemme e Gattinara, no Piemonte, ela é conhecida como Spanna. Por fim, no Vale d´Aosta, a Nebbiolo é chamada de Picoutener.
Onde podemos encontrar a Nebbiolo no mundo?
A Nebbiolo é uma uva, digamos, pouco viajada. Rainha do Piemonte, como já comentamos aqui, ela aparece um pouco em outras regiões do noroeste da Itália.
Mas, além do país da bota, a Nebbiolo é raramente vista em outros países.
Um destaque vale para o México, por incrível que pareça. Os mexicanos têm domado essa uva e produzido vinhos de qualidade com a Nebbiolo. Pena que são pouco exportados.
O que harmonizar com os vinhos feitos com a Nebbiolo?
No Piemonte é muito comum a harmonização de vinhos feitos com a Nebbiolo com carne de javali. Sabemos que no Brasil não é fácil encontrar essa proteína mas, existem opções igualmente deliciosas e mais acessíveis.
Pense em charcutaria, queijos maduros e pratos que tenham cogumelo em sua receita.
A Cellar orgulha-se da sua seleção de vinhos e não poderíamos deixar de trazer alguns dos melhores vinhos feitos com a Nebbiolo. Acesse agora mesmo o App ou site da Cellar, através desse link, para conferir os rótulos disponíveis. E depois volte aqui para contar o que achou.
Comentários 1