Dicas essenciais para o enófilo amador
Uma dúvida recorrente dos bons amantes de vinhos é sobre quando se deve decantar o vinho? Mas antes de entendermos quando se deve ou não decantar, vale desvendarmos mais sobre essa prática bastante comum no vinho.
Primeiro de tudo, decantar, de forma direta e simples, significa separar a parte sólida do restante de um líquido, ou seja, no caso dos vinhos, estamos falando das borras finas.
A borra do vinho pode ser formada através do tempo de guarda e/ ou por conta de alguma técnica de produção. Vinhos tintos de guarda, por exemplo, apresentam borra por conta da polimerização do tanino. Isso quer dizer que o tanino se solidifica e se dissipa dentro da própria garrafa.
O segundo motivo para usarmos o decanter é por conta da aeração do líquido. Muitos vinhos se beneficiam de algum contato com o oxigênio. Isso porque o oxigênio tem a capacidade de abrir os componentes aromáticos e voláteis dos vinhos.
Não existe uma regra única e que governe o ato de decantar o vinho, mas como se diz o nosso CEO Rodrigo Malizia: “Na dúvida, decanta”.
Curiosidade 1
Não tem um decanter em casa? Você pode deixar seu vinho aerando na própria taça!
Outra dúvida muito comum entre os bebedores de vinho é sobre o tempo que o líquido deve descansar no recipiente. Para vinhos mais jovens e leves, aconselhamos deixar descansar por 30 minutos a 1 hora. Mas para vinhos mais complexos, vale aumentar o tempo de descanso, por no mínimo 1 hora.
Mas atenção! Abrir o vinho e deixá-lo descansando na própria garrafa é um mito.
Isso porque o orifício do gargalo da garrafa é muito pequeno para que haja uma aeração ideal.
Curiosidade 2
Os vinhos brancos também podem ser decantados. Além de ser possível encontrarmos borras finas em vinhos brancos, alguns exemplares mais complexos, como alguns feitos como a uva Riesling e os Chardonnays da Borgonha, por exemplo, são boas pedidas na hora de decantar.
Agora que você já sabe como usar um decanter, falta saber qual é o decanter ideal para a sua compra. Em geral, é bastante usado o modelo com a base mais larga para que você consiga girar o vinho e performe uma boa oxigenação. Mas o modelo carafe, que é bastante usado para o serviço de outros líquidos, como a água e sucos, também pode ser uma ótima opção para a aeração de um vinho.
No site da Cellar você pode encontrar um decanter perfeito produzido de forma artesanal pela Grassl Glass. Dê uma olhada clicando nesse link.