Vinhedo Portugal

O que faz do Dão uma região tão especial?

Conheça a região dos vinhos mais elegantes de Portugal

Durante bastante tempo o Dão ficou à sombra de outras regiões produtoras. As técnicas de produção usadas nessa localidade eram pouco inovadoras e produziam vinhos duros e pouco acessíveis na juventude. 

Mas esse cenário mudou, hoje seus vinhos são celebrados mundialmente, como uma das regiões produtoras que mais entregam elegância em uma garrafa.

Clima propício para vinhos elegantes

O Dão é cercado por montanhas nas suas porções norte, sul e leste. Essa proteção contribui para um clima mais homogêneo entre suas sub-regiões. O local possui um clima continental marcado, com invernos rígidos, verões curtos e quentes e pouca influência marítima.

Os vinhedos mais importantes para a produção de vinhos de qualidade, estão localizados a cerca de 450 metros de altitude. Tal elevação, contribui com mais exposição solar e melhor amadurecimento das cepas locais.

 

Mapa do Dão - Portugal

 

Inclusive, a uva tinta mais famosa de Portugal, a Touriga Nacional, teve sua origem no Dão. Mas, como é comumente feito no país, os vinhos produzidos aqui são um blend de uvas locais. Além da Touriga Nacional, encontramos a Tinta Roriz, a Jaen e a Alfrocheiro. Inclusive, a última é uma das cepas mais importantes do Dão, contribuindo no blend com estrutura e potência.

Mas nem só de vinhos tintos o Dão é feito. Aqui encontramos brancos com base na cepa Encruzado e que, na sua maioria, possuem bastante corpo e um perfil oxidativo. Mas, produtores mais modernos estão buscando produzir um estilo de vinho mais fresco e leve com essa uva. 

CURIOSIDADE

O nome da região, Dão, tem origem no rio de mesmo nome e que passa pela região. Ele é um tributário do Rio Mondego, maior e mais relevante na região. A força do Rio Dão foi responsável por cavar seu caminho pelos solos graníticos do local. 

O solo granítico também contribui no cultivo das vinhas. Por se tratar de um solo pobre, as vinhas forçam seu caminho por entre o solo, em busca de água e nutrientes. Esse esforço é recompensado em frutos menores e mais concentrados.

Harmonização com vinhos do Dão

Quando o tema é harmonização com os vinhos tintos do Dão, dê preferência a carnes vermelhas assadas, ou então, queijos de pasta dura. Esse último, também, pode funcionar com os brancos mais encorpados.

Queijo Pecorino
Imagem: Shutterstock

A Cellar possui uma seleção qualitativa de vinhos produzidos no Dão, pelas mãos de produtores excepcionais e que buscam representar em uma garrafa, toda a potência e elegância desta região portuguesa. Saiba mais clicando aqui.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Norte e Sul do Rhône: qual a diferença?
Galets

Norte e Sul do Rhône: qual a diferença?

Mesmo nome, mas nem tão parecidos assim O Vale do Rhône é uma região

Próximo
3 pratos típicos da Toscana
Salada Panzanella Banner

3 pratos típicos da Toscana

Deixe-se levar pela pluralidade dessa região Um pouco de história A Toscana é

Você também pode gostar