Dicas para aproveitar uma viagem por essa sub-região do Sudoeste francês
Estamos falando da região que é a casa da uva Malbec. Cahors entregou para o mundo uma das uvas mais amadas entre os bebedores de vinho. Mas, o local também proporciona uma experiência incrível com belezas naturais e boa gastronomia.
Paisagens inigualáveis
Cahors é uma cidade medieval localizada em uma curva do Rio Lot, repleta de fontes frescas, penhascos de calcário e locais reconhecidos como Patrimônio da UNESCO, como é o caso da Ponte Valentré.
Essa incrível ponte é a única em todo o mundo a possuir três torres, e parece saída de um verdadeiro conto de fadas.
Outra visita imperdível é a Catedral de Sainte-Étiennes. Essa Catedral de estilo gótico tem duas cúpulas de estilo bizantino e alguns vitrais de cair o queixo. Após a visita à Catedral, não deixe de passar no Farmer´s Market para comprar produtos locais.
A gastronomia de Cahors
Uma das coisas mais gostosas de ser fazer em Cahors é andar pelas ruazinhas medievais e entrar nos restaurantes locais. Mas, não deixe de provar um dos queijos mais interessantes da França e que é produzido na região.
O queijo Rocamadour é um queijo pequeno e muito macio feito com leite cru de cabra. Ele amadurece por cerca de 15 dias, mas pode ser deixado amadurecer por mais alguns meses para obter um sabor mais acentuado.
A origem da uva Malbec
A uva Malbec tem origem na região de Cahors e por aqui, essa cepa era conhecida por produzir vinhos negros. Isso porque a intensidade de cor dos vinhos elaborados com essa uva era demasiadamente intensa.
Ademais, os estilos de Malbec encontrados em Cahors são diferentes daqueles que vemos na Argentina.
Em Cahors a Malbec, que é comumente misturada com a Merlot ou Tannat, apresenta características mais rústicas e taninos mais marcados.
Algumas expressões de vinhos mais leves e frescos também têm chamado a atenção na região. Principalmente produzidos pelas mãos de Fabien Jouves, produtor exclusivo da Cellar.
Inclusive, não deixe de marcar uma visita ao produtor para conhecer seus vinhedos. Sempre indicamos marcar a visita com antecedência. Para saber mais sobre os vinhos de Fabien Jouves, clique aqui.