Egon Müller: Conheça o maior produtor de Riesling do mundo

Egon Müller é um dos produtores mais renomados não apenas da Alemanha, mas também do mundo. Seus Riesling são reconhecidos por serem únicos, com uma forma diferenciada de produção e qualidade inquestionável, tornando-o uma referência mundial em vinhos premium.

Egon Müller

TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA

Com uma tradição familiar de mais de 200 anos, esta propriedade consistentemente produz vinhos altamente valorizados em todo o mundo. Além disso, destaca-se por sua abordagem tradicional, produzindo Rieslings singulares e raros.

O VINHEDO

A excelência dos vinhos de Egon Müller é resultado de uma meticulosa atenção aos detalhes, uma paixão incansável e a posse de um terroir magnífico nas encostas íngremes do Rio Saar, afluente do Mosel.

Sua renomada vinícola fica em Wiltingen, próxima à fronteira com Luxemburgo. Nestes vinhedos, o solo de ardósia e o clima fresco proporcionam condições ideais, transformando cada safra em uma história de elegância e precisão. Assim, os vinhos atingem um equilíbrio perfeito entre a riqueza da fruta, o clássico açúcar residual e uma acidez marcante, resultando em goles duradouros e garrafas que evoluem quase infinitamente.

UMA PROPRIEDADE HISTÓRICA

A propriedade da família Müller está nas mãos da família desde 1797. O vinhedo de Scharzhofberg, de onde vem a maioria dos seus vinhos, tem uma história ainda mais antiga, datando da época do Império Romano e, na Idade Média, era cuidado pelos beneditinos.

Após a Revolução Francesa, Jean-Jacques Koch adquiriu a propriedade em 1797, e desde então, diversas gerações da família Müller comandaram o crescimento da vinícola, que expandiu seu patrimônio ao adquirir o Weingut “Le Gallais” em Wiltingen, em 1954.

A saber, Egon Müller também é membro do Primum Familiae Vini, um seleto grupo de produtores familiares de elite conhecido como “As Primeiras Famílias do Vinho”, no qual ele é o único representante alemão.

OS SEUS RÓTULOS

Seus rótulos originam de frutas que cultivam em suas próprias terras, provenientes de duas áreas distintas: 8,3 hectares de Scharzhof e 4 hectares de Le Gallais. O Scharzhofberg é um dos melhores terroirs de Riesling na Alemanha e é considerado Grand Cru. Por isso, é permitido rotulá-lo com o nome do vinhedo, ou “Einzellage”, em vez do nome da vila.

Rótulos Egon Müller na Cellar

Por fim, Egon Müller adota uma abordagem tradicional, mas com um enorme compromisso com a natureza e a vitivinicultura sustentável. Em sua propriedade, eles colhem as uvas manualmente, produzem de forma orgânica e fermentam em tanques de aço inoxidável ou fuders de carvalho.

Os especialistas mais exigentes aclamam e colecionam seus Scharzhofberger, alguns dos grandes vinhos da história. Ao passo que eles também produzem diferentes estilos, como Spätlese, Kabinett, Auslese, entre outros.

Ademais, eles produzem outra linha no vinhedo de Wiltinger Braune Kupp, um local muito diferente de Scharzhofberg. Por ser mais quente, este se torna um dos vinhedos mais maduros do Saar.

O Riesling de Egon Müller e outros vinhos premium, você encontra no site Cellar. Acesse e confira.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Côte Chalonnaise: O tesouro escondido da Borgonha
CÔTE CHALONNAISE

Côte Chalonnaise: O tesouro escondido da Borgonha

Borgonha é uma das regiões mais queridas pelos apaixonados por vinhos

Próximo
Quem é Giulia Negri? A ascensão de uma estrela do vinho italiano
giulia-negri-piemonte

Quem é Giulia Negri? A ascensão de uma estrela do vinho italiano

Giulia Negri, uma talentosa produtora de vinhos italiana, nasceu em Palermo,

Você também pode gostar