Como tomar vinho seco? Evite esses 15 erros ao degustar
Está achando que descobrir como tomar vinho seco é um erro e que você só vai gostar dos doces? Vamos mudar a sua opinião neste artigo.
Quando falamos de vinho seco, não estamos nos referindo à sensação que você terá ao tomar o vinho, mas sim ao nível de doçura desse vinho.
Um vinho considerado seco é aquele que o açúcar da uva se converte em álcool durante a fermentação, enquanto o vinho doce tem um açúcar residual.
Em outras palavras: é um vinho que você não percebe doçura nele. A concentração de açúcar do vinho seco é de até 4 gramas por litro.
Quando falamos de vinhos “semi-secos” (meio secos ou demi-sec), nos referimos aos vinhos que têm uma doçura ligeiramente perceptível ou suave. A concentração pode chegar até 25 gramas por litro.
Um dos maiores erros ao tentar descobrir como tomar vinho seco é: não entender que a sensibilidade à doçura muda de pessoa para pessoa.
Além disso, o vinho pode ser seco, tecnicamente falando, mas pode dar a impressão de ser doce se as uvas estiverem muito maduras ou caso os barris de carvalho transmitam a sensação de doçura para o vinho.
Quer descobrir como tomar vinho seco? Veja esses erros e as soluções para eles!
5 erros ao descobrir como tomar vinho seco
1 – Beber na temperatura errada
Com muita frequência, vemos iniciantes errando ao descobrir como tomar vinho seco por um motivo muito simples: a temperatura errada. Geralmente, eles bebem vinho branco com a temperatura muito fria e não resfriam o tinto o suficiente para beber.
O problema é que se você deixar o vinho muito frio, os sabores e aromas serão suprimidos – principalmente no caso dos vinhos brancos perfumados e frutados.
Em outros casos, o seu vinho pode ficar com um gosto estranho se você deixá-lo muito quente.
Para não errar nas temperaturas, fizemos um vídeo do nosso sommelier Eduardo Araujo. Ele está ao fim deste artigo, não deixe de conferir no final.
2 – Derramar muito vinho na taça
Não estamos dizendo que você não pode tomar mais de uma taça, o erro está em encher sua taça, já que essas doses maiores não vão permitir que você aproveite cada gole ao máximo.
Além disso, a razão de existir um espaço extra na parte superior da sua taça não é apenas para que você não o derrube, mas sim para que você gire o seu vinho com facilidade, abrindo o vinho e trazendo seus aromas à tona.
Por isso, o ideal é despejar o vinho apenas na parte mais larga da taça, para que você tenha espaço o suficiente para girar seu vinho e sentir seus aromas.
3 – Não usar a taça certa
Outro erro ao descobrir como tomar vinho seco é não usar a taça certa. .
Cada taça é ideal para um tipo de vinho e faz toda a diferença ao liberar os aromas e sabores potenciais da sua bebida. Então, se você provou um vinho seco e não gostou, o problema pode estar na taça.
4 – Não provar o vinho em pequenos goles
Sabemos que, ao comprar um vinho on-line, você fica ansioso para bebê-lo ou compartilhar com alguém assim que chegar. Isso é ótimo, mas você pode direcionar seu entusiasmo de outra forma.
Descobrir como tomar vinho seco tem uma relação direta com a degustação. Não basta apenas bebê-lo rapidamente, você precisa saboreá-lo.
Tome seu vinho seco em pequenos goles para perceber os sabores. Depois, você pode engolir o vinho ou cuspi-lo, mas vai precisar puxar o ar novamente para todas as partes da sua língua; isso vai fazer com que o gosto do seu vinho mude.
Essa prática vai treinar seu paladar não só para os vinhos secos, mas para outros tipos que você gostaria de experimentar.
5 – Não harmonizar o vinho seco com a comida certa
Descobrir como tomar vinho seco tem relação direta com a harmonização que você vai fazer. Ao escolher o vinho errado, a comida e o vinho terão sabores piores.
Prova disso é que, no Instagram da Cellar, temos um quadro chamado “Harmoniza que melhora”, que é justamente para mostrar que um vinho pode ficar muito melhor se for harmonizado corretamente.
Alguns erros que você já deve ter cometido ao harmonizar podem ser:
- Vinhos tânicos com alimentos ácidos (vinho tinto + queijo)
- Vinho com alto teor alcoólico e comidas apimentadas
- Vinho seco com sobremesas
Para acertar, você pode harmonizar assim:
- Queijo ácido + espumantes ou vinhos leves e ácidos
- Queijo com baixo teor de ácido + vinho tinto
- Comida apimentada + vinho branco frutado e doce com baixo teor alcoólico
- Para sobremesas, o vinho precisa ser mais doce que o prato
Quer ajuda para descobrir como tomar vinho seco junto com seu prato preferido?
Como tomar vinho seco: outros 10 erros a serem evitados
1 – Ir direto para os cheios e secos (comece pelos suaves, temos uma seleção para te ajudar na primeira compra).
2 – Não escolher corretamente (o ideal no início é escolher com baixo teor de taninos, como Gamay, Grenache ou Pinot Noir).
3 – Confundir vinho seco com vinho de taninos fortes ou muito alcoólicos.
4 – Achar que vinhos frutados são necessariamente doces e que os secos não têm essa característica.
5 – Abrir uma garrafa de forma incorreta.
6 – Tomar o restante do vinho muito tempo depois de abrir a garrafa.
7 – Armazenar as garrafas em locais quentes.
8 – Achar que vinho seco é tudo igual e não considerar que as características e sensações que terá ao beber serão diferentes.
9 – Achar que vinho seco depende exclusivamente da uva.
10 – Não experimentar os aromas do vinho seco e as características peculiares de cada um.
Exemplos de vinho seco
Branco
- Sauvignon Blanc
- Chardonnay
- Muscadet
Meio seco
- Pinot Blanc
- Viognier
- Riesling
- Champagnes e espumantes
Tinto
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
- Pinot Noir
Rose
- Grenache
- Pinot Noir
- Syrah
- Cabernet Franc
Já descobriu como tomar vinho seco?
Sabemos que as regras parecem ser bem arbitrárias, mas a verdade é que um bom vinho será sempre divertido de beber e a nossa intenção aqui é tornar sua experiência melhor.
A melhor maneira de descobrir se você gosta ou não de um vinho seco é experimentando. Só assim você vai saber realmente de qual tipo você gosta e o que vale a pena ter sempre na sua adega para ocasiões especiais.
Se você ainda não sabe como tomar vinho seco, fica calmo que nem tudo está perdido. Conte com a curadoria Cellar para passar do suave ao seco e evitar esses erros na prática.
Não se esqueça de ver o nosso vídeo abaixo para acertar na temperatura e aproveitar o melhor do seu vinho.